Saúde Integral

07/12/2015 08h13

Visão sob risco

Como as novas tecnologias podem prejudicar a sua saúde

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Fa dez dollarphotoclub 65897772

Os sintomas são causados pelo uso constante dos aparelhos eletrônicos, o que provoca uma síndrome chamada fadiga ocular, ou digital eye strain, em inglês.

A alta exposição à tecnologia do mundo moderno, como computadores, celulares e televisão, é comum nos dias atuais. As consequências são sensação de cansaço frequente, dores de cabeça, visão turva, coceira e ardência nos olhos. Esses sintomas são causados pelo uso constante dos aparelhos eletrônicos, o que provoca uma síndrome chamada fadiga ocular, ou digital eye strain, em inglês.

Se smartphonestablets e computadores fazem parte do seu dia a dia no trabalho, é claro que você não deixará de usá-los de repente, mas certifique-se de que está fazendo as pausas necessárias, de 20 em 20 minutos, ou de meia em meia hora, e assim por diante: o importante é descansar a visão!

Músculos oculares a todo vapor

Por trás dos nossos olhos existem seis pares de músculos que controlam o movimento ocular e nos possibilitam olhar e focar algo. 

Para enxergar de longe, de perto, focar um objeto ou olhar para uma direção, um ou mais músculos são exigidos para executar o movimento. Ao passar horas olhando para um computador ou repetindo um mesmo movimento o tempo inteiro (olhando o celular a cada 10 minutos, por exemplo), algum músculo será muito exigido e ficará fadigado ao final de um dia inteiro de “trabalho”. Ou seja, o cansaço visual digital é uma lesão por esforço repetitivo mais prevalente na atualidade que a tendinite ou a síndrome do túnel do carpo.

Luz azul violeta, sinal de perigo

Uma pesquisa feita na Inglaterra com 2 mil participantes observou que os indivíduos com menos de 25 anos checam os celulares 32 vezes por dia. Surpreso? Tem gente que olha muito mais!

O problema é que a luz azul violeta que sai da tela dos celulares pode ser “tóxica” aos nossos olhos, fazendo com que o risco de degeneração macular – uma das principais causas de cegueira – seja muito maior. Além disso, essa luz pode interromper a produção do hormônio melatonina, responsável por induzir o sono e nos garantir uma noite bem dormida.

Como usar melhor essas tecnologias

  • Mude o fundo da tela do computador de “branco brilhante” para um cinza-claro, menos brilhante;
  • Tente usar um monitor antirreflexo para filtrar a luz emitida;
  • Ajuste a iluminação do seu ambiente de trabalho ou lazer, de forma que não seja extremamente clara. O computador já é uma fonte de luz considerável;
  • Se você necessita utilizar óculos de grau, prefira os com lente antirreflexo;
  • Não utilize por muito tempo os celulares antes de dormir. Leia um livro, faça um relaxamento ou converse com outras pessoas. Garanta um sono de qualidade, um olho descansado e um metabolismo a todo vapor no dia seguinte;
  • Dê aos seus olhos uma pausa e faça um exercício simples. A cada 20 minutos olhe para um objeto ou lugar a 6 metros de distância durante 20 segundos. Isso ajudará a aliviar a tensão muscular do olho, que pode ficar cansado quando experimenta o foco constante em dispositivos eletrônicos durante todo o dia.

Poluição ambiental

Além de lidar com o uso da tecnologia hoje em dia, devemos nos preocupar com a qualidade do ar do local onde moramos. Grandes cidades sofrem mais com a poluição, por causa da quantidade de carros, indústrias e pouca área verde disponível.

Não permaneça por muito tempo em lugares poluídos (estacionamentos, avenidas movimentadas) e consulte seu oftalmologista para que ele verifique a sua saúde ocular.

Como detectar os problemas de visão em crianças e adolescentes?

Normalmente pode ser mais fácil controlar o horário de utilização de computadores esmartphones para essa faixa etária. No entanto, leve em consideração se eles comentarem sobre olhos secos, irritados, vermelhos ou com a sensação de “areia nos olhos”. Esses podem ser indícios de falta de piscar de olhos e lubrificação, devido à atenção constante na telinha. Faça testes simples em casa, mostrando objetos a distância ou de perto, peça para que leiam algum cartaz ou um trecho da revista.

Adultos conseguem notar melhor qualquer mudança na visão por conta do uso excessivo de eletrônicos. Dores de cabeça, visão dupla e embaçada podem ser sintomas de “vista cansada”. Ao perceber qualquer anormalidade com seu olho ou cansaço, faça uma visita ao oftalmologista, ele saberá avaliar se você está exagerando ou sugerir tratamentos para melhorar o quadro.

E você, sente sintomas de vista cansada por estar o tempo inteiro interagindo com as tecnologias?

 

X